Agenda Europeia, de 28 e 29 de abril

Videoconferência dos Ministros da Energia, 28 de abril de 2020

O setor de energia deve desempenhar um papel central no plano de recuperação da COVID-19

Os ministros da Energia da UE realizaram uma videoconferência informal sobre o impacto da pandemia de COVID-19 no setor da energia.

Os principais objetivos foram avaliar as medidas já tomadas para reforçar a preparação e garantir a segurança do suprimento e identificar a possível contribuição do setor energético para uma rápida resposta à crise nos esforços de recuperação de curto e médio prazo.

Os ministros destacaram que o Acordo Verde Europeu e os planos nacionais de energia e clima podem desempenhar um papel importante na recuperação sustentável da economia da UE.

No fim, a Comissão Europeia prestou aos ministros informações atualizadas sobre os planos nacionais em matéria de energia e clima (PNEC) e as estratégias de renovação a longo prazo.

Videoconferência dos Ministros dos Transportes, 29 de abril de 2020

Os Ministros dos Transportes discutiram desafios futuros que podem ocorrer em consequência de medidas relaxantes

 

Os ministros dos transportes da UE realizaram uma videoconferência informal sobre as implicações da pandemia de COVID-19 para o setor dos transportes.

A reunião centrou-se em possíveis medidas adicionais e na coordenação da redução gradual das restrições no contexto da estratégia da UE de saída da crise.

Os ministros expressaram sua satisfação com as medidas atuais, mas também destacaram a necessidade de cooperação adicional e constante, a fim de limitar os efeitos negativos do surto de COVID-19.

A Noruega, a Suíça, a Islândia e o Listenstaine (membros da EFTA) a juntaram-se a esta videoconferência, uma vez que os sistemas de transportes desses países estão estreitamente ligados aos da UE.