Rubrica APOREB

O MEU RESÍDUO SERVE PARA PRODUZIR BIOENERGIA?

“Episódio 4”

Os resíduos biodegradáveis, provenientes do processamento de produtos alimentares, de jardins, de atividades agrícolas, frutas, legumes, … e de florestas, são utilizados como fontes renováveis para a produção de biogás, ou de energia elétrica em centrais de biomassa no caso dos resíduos florestais.

Atualmente, na Europa como em Portugal, os biorresíduos são considerados tão importantes que passaram a constituir uma fileira específica que conseguiu, a nível nacional, um financiamento de 2 milhões de euros do fundo ambiental, já no orçamento de 2021. Este estímulo será dado aos municípios para que seja conseguida a separação na origem dos biorresíduos produzidos por particulares.

A Diretiva RED II privilegia a produção de biogás como energia alternativa, juntamente com a produção de energia elétrica de fontes renováveis.

O Grupo Normec, especialista em análises, inspeções e certificações, que atua nos Países Baixos, Bélgica e Alemanha, comprou a OWS, com sede em Gent na Bélgica, que é especializada no tratamento de resíduos urbanos, nomeadamente de biorresíduos, por compostagem anaeróbica e produção de biogás.