.

Fundo holandês é o primeiro a receber investimento do Banco Europeu de Investimento tendo reduzido, em 5 anos, 4,8 milhões de toneladas de emissão de CO2 .

O Limburgs Energie Fonds vai receber, durante o ano de 2022, um investimento extra do Banco Europeu de Investimentos para apoiar projetos de sustentabilidade em Limburg, na Holanda.

O Limburgs Energie Fonds (LEF) foi o primeiro fundo de energia holandês a receber um investimento do Banco Europeu de Investimento (BEI), em 2017. Agora, em 2022, o LEF recebe um novo investimento do BEI no valor de € 54 milhões de euros, garantido pelo Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos.

O LEF é um fundo que financia projetos para os quais bancos e investidores não fornecem financiamento, porque são muito arriscados ou têm pouco histórico. O dinheiro emprestado é reembolsado ao fundo, juntamente com um retorno limitado, para que possa ser reinvestido no financiamento de outros projetos sustentáveis. 

De acordo com os governantes de Limburg, na Holanda, o fundo tem produzido bons resultados, uma vez que já investiu em cerca de 60 projetos que economizam cerca de 4,8 milhões de toneladas de CO2.

O novo investimento do BEI permitirá ao LEF fornecer o estímulo financeiro necessário para novos projetos em eficiência energética, produção de energia sustentável, economia circular e remoção de amianto.