.

Mercado de óleo alimentar usado (OAU) crescerá até 2029.

O relatório intitulado “Mercado de Óleos Alimentares Usados” prevê que a crescente utilização de OAU no processo de produção de biodiesel e a expansão da indústria de serviços alimentares impulsionarão o crescimento do mercado de óleo alimentar usado, até ao ano de 2029.

De acordo com o estudo, a consciencialização ambiental dos consumidores nos países desenvolvidos, com a procura dos biocombustíveis para a produção de energia e aquecimento, e o aumento graudal da produção de ração animal nos países asiáticos e do Pacífico, influenciarão significativamente o crescimento do mercado global de OAU.

A Europa segue a tendência de crescimento contudo, os custos burocráticos associados à atividade e um mercado altamente competitivo e com tendência para o canibalismo das grandes empresas por pequenas e médias empresas do setor com vista à monopolização do mercado e controlo de preços, impede-a de concorrer com o continente americano que, apesar de possuir a presença de vários players locais e não organizados, será a região onde mais se lucrará com o OAU, até ao ano de 2029.

Portugal sentirá, fortemente, as condicionantes do mercado europeu agravadas pelo facto de ser um mercado de pequena dimensão. Importa pensar, seriamente, em políticas a desenvolver que permitam manter de boa saúde as empresas que laboram, há já vários anos, no setor e cujo “know How” contribuirá para a eficiência económica do mesmo e para a proteção do ambiente.